Notícias


 

Reunião dá início às ações do Plano de Desenvolvimento da Baixada Cuiabana

25/08/08 às 17:00

 

Na manhã desta segunda- feira (25), o diretor da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT) e presidente do Conselho Diretor do Pró-Cuiabá 300 anos, Fábio Garcia, recebeu na sede da instituição a visita da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), do reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller, e sua sucessora, Maria Lúcia Cavalli Neder, para a primeira reunião que discutiu o Plano de Desenvolvimento da Baixada Cuiabana.

 

De acordo com Garcia, o encontro foi o primeiro passo para um trabalho que reunirá ações em prol do crescimento da região. “Após diversos fóruns do Pró-Cuiabá 300 anos, que ‘ouviu’ a opinião de mais de 160 pessoas a respeito do desenvolvimento da Baixada Cuiabana, constatamos que existe um isolamento dessa região, no que diz respeito ao crescimento econômico, comparado aos demais municípios de Mato Grosso”, avalia.

 

A senadora Serys também destacou a importância de realizar um trabalho em conjunto voltado a atender às necessidades da Baixada Cuiabana. “Pelas visitas que ando fazendo por todo o Estado, considero imprescindível criar projetos de desenvolvimento para a baixada. É de extrema importância que haja um plano de desenvolvimento sócio-econômico focado nessa região, que aumente a qualidade de vida da população e, conseqüentemente, oferte novas oportunidades”, pontua.

 

Garcia explica que, assim como o Pró-Cuiabá 300 anos, o Plano de Desenvolvimento será participativo, ou seja, os projetos e ações serão criados e definidos junto com a sociedade. “O intuito é formatar parcerias, instituir ‘consórcios’ e convidar todos os segmentos representativos do Estado para participar desse projeto”. Segundo o diretor, contar com a parceria da UFMT no início das ações já é de suma importância para a mobilização da sociedade.

 

PRÓ-CUIABÁ 300 ANOS - Criado em 2007, o Pró-Cuiabá 300 Anos é um fórum sem vínculos ou interesses partidários que congrega representantes da sociedade civil organizada, do setor público (nas esferas municipal e estadual) e do setor produtivo. Seu principal objetivo é traçar ações visando fomentar um cenário mais dinâmico e competitivo para Cuiabá, tendo como marco os 300 anos de fundação da capital.

O fórum é administrado por uma estrutura formada por um Conselho Diretor, um Conselho Fiscal e uma equipe técnica. Contribuem para seu funcionamento mais de 30 empresas mantenedoras, além de entidades do setor produtivo e da sociedade civil organizada. Como instância de referendo, e de forma a garantir a representatividade da sociedade nas discussões inerentes ao fórum, foi formado o Conselho da Cidade, composto por mais de 100 representantes da comunidade cuiabana.

Unecom - Sistema FIEMT

Home | Voltar



Nos acompanhe nas Redes Sociais

 

 

Sistema FIEMT / IEL - Instituto Euvaldo Lodi - Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá-MT - CEP: 78049-940 - Telefone: (65) 3611-1514 - FAX: (65) 3644-1757