Notícias


 

SENAI-MT participa da última etapa da ‘Olimpíada do Conhecimento’ no Paraná

13/08/08 às 16:36

 

Tem início hoje (13), em Curitiba (Paraná), a terceira etapa da maior competição de Educação Profissional da América Latina: a ‘Olimpíada do Conhecimento 2008’. Promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a competição reúne alunos da instituição de todo o país. Nesta etapa, o Senai Mato Grosso participa em quatro ocupações industriais, com estudantes das unidades de Cuiabá, Várzea Grande e Escola Senai da Construção. Os alunos são: Robson da Silva Souto (Aplicação de Revestimento Cerâmico), Ademilson Moraes de Arruda (Construção em Alvenaria), João Maurilio de Souza Rodrigues (Marcenaria), Luis Natan Xavier (Tornearia Mecânica).

 

Neste ano, a Olimpíada ocorre nos três Estados da região sul do Brasil. A primeira etapa foi promovida em junho, em Blumenau (SC). Em julho, foi a vez de Porto Alegre (RS) sediar a segunda etapa. No Paraná, as provas vão até o dia 16 de agosto e a expectativa é de a competição receba a visita de 42 mil pessoas. Ao todo, 44 ocupações profissionais industriais e três da área de comércio e de serviços compõem as três etapas da Olimpíada.

 

Para participar da competição, os estudantes precisam dominar as habilidades técnicas da profissão, conhecer as novas tecnologias e ter as qualidades pessoais exigidas pelo mercado de trabalho. Nas provas, os alunos são desafiados a interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. Na primeira etapa da Olimpíada, Mato Grosso conquistou medalha de bronze em Robótica Industrial, com alunos da Escola Senai da Construção e do Senai de Várzea Grande.

 

Os vencedores da fase nacional concorrem a uma vaga na equipe que representará o Brasil no WorldSkills, o torneio internacional de formação profissional que será disputado em setembro de 2009, no Canadá. No ano passado, no Japão, a equipe do Senai ficou em segundo lugar no WorldSkills. Na competição com representantes de 48 países, a pontuação obtida pelos brasileiros só foi inferior a dos estudantes da Coréia do Sul, ficando na frente dos concorrentes da Suíça, Cingapura, Austrália e Japão.

 

Unecom - Sistema FIEMT

Home | Voltar



Nos acompanhe nas Redes Sociais

 

 

Sistema FIEMT / IEL - Instituto Euvaldo Lodi - Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá-MT - CEP: 78049-940 - Telefone: (65) 3611-1514 - FAX: (65) 3644-1757