Notícias


Sucesso no mercado exterior depende de relação intercultural, destaca CIN

12/05/10 às 08:55

A falta de uma comunicação eficiente pode causar bloqueios nas relações comerciais. Com o objetivo de ser o elo entre os empresários de Mato Grosso e as oportunidades de negócio em outros países, o Centro Internacional de Negócios (CIN-MT) da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) destaca a importância de uma boa relação intercultural, na hora de estabelecer parcerias comerciais no exterior. De acordo com a coordenadora do CIN-MT, Gabriela Fontes, o empresário precisa conhecer a realidade do local onde irá concretizar seus negócios, para que ele obtenha o melhor resultado.
 
Nesse sentido, segundo a coordenadora, o CIN-MT orienta os empresários a se prepararem para a inserção no mercado exterior e procurar especialistas em comunicação intercultural para aprimorar esse processo. “Saber a diferença entre as culturas e respeitá-las é o primeiro passo que o empresário deve dar antes de entrar no mercado internacional”, ponderou.
 
Para a especialista em comunicação intercultural, fundadora e editora da Connecting Borders, na Alemanha, Ludmila Bezerra, parceira do CIN-MT, o principal vício que causa o fracasso no negócio é a forma escolhida para se comunicar. “A falta de uma comunicação eficiente causa bloqueios e atrapalha a negociação. É necessário conhecer as culturas”, enfatizou.
 
Conforme a especialista a maneira como o empresário se comunica pode ser interpretado das mais variadas formas dependendo da cultura da região. “Algumas atitudes características de cada país podem ser interpretadas de maneira equivocada, tanto pelo brasileiro, como pelo outro interlocutor”, explica. Ainda conforme Ludmila Bezerra, os atritos na comunicação podem interferir significativamente na negociação. “Preparo indivíduos para se relacionarem em outras culturas, pois é necessário ter a consciência que as culturas são diferentes e as formas de se relacionar também”, frisou. Nesse contexto, ela completou afirmando que essa consciência auxilia integralmente na consolidação de relações comerciais duradouras.
 
Outras informações sobre o assunto podem ser obtidas junto ao CIN-MT, pelo telefone (65) 3611-1655.
 
 

Unecom - Sistema Fiemt

Home | Voltar



Nos acompanhe nas Redes Sociais

Sistema FIEMT / IEL - Instituto Euvaldo Lodi - Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá-MT - CEP: 78049-940 - Telefone: (65) 3611-1514 - FAX: (65) 3644-1757