Notícias


 

Indústrias que investem em qualidade podem ser premiadas

16/04/08 às 14:07

 

Aprimorar os sistemas de gestão, promover a eficiência produtiva e a inovação tecnológica das indústrias mato-grossenses. Para atingir esses objetivos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) criou em 2007 o ‘Programa Mato-grossense da Qualidade – Quali-MT’.  Com a participação de 40 empresas na primeira edição, o ‘Quali-MT’, que faz parte do programa ‘Indústria em Ação 2008’, promete atingir metas ainda mais expressivas neste ano, com o atendimento a 80 indústrias.

O ‘Quali-MT’ promove a implantação de programas de gestão nas empresas, por meio de capacitação técnica e consultorias, além de avaliações periódicas para as empresas que atingirem as metas do programa. Além disso, trabalha com diversos fundamentos, como aprendizado organizacional, liderança, visão de futuro, responsabilidade social, valorização das pessoas, foco no cliente e no mercado, abordagem por processos e orientação para resultados.

“O programa desenvolve cursos e assessorias em gestão da qualidade, preparando as empresas para a implantação do sistema de gestão ISO 9001:2000 e ao Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ”, explica a coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (Uetec) do Senai Mato Grosso, Fátima Matias. Para reconhecer as indústrias que investiram em qualidade, o Senai-MT promoveu no final do ano passado, a Premiação da Categoria Bronze. “Neste ano, iremos ampliar o atendimento com a inserção dos níveis Prata e Ouro”, informa a coordenadora.

Os níveis são indicados para as empresas de qualquer porte. O nível bronze é destinado às organizações que se encontram em estágio preliminar do desenvolvimento do sistema de gestão. O Prata é indicado para as indústrias que já estão obtendo resultados nessa área. Já o nível Ouro é voltado para as empresas que possuem um modelo de sistema de gestão disseminado nas principais áreas, processos e produtos, com uso continuado e sem deficiências significativas.

No ano passado, a grande vencedora do prêmio da Categoria Bronze foi a Usinas Itamarati S/A. Além dela, outras sete indústrias receberam certificados de participação. “Para implantar o projeto em suas indústrias, os empresários devem fazer a adesão em qualquer unidade do Senai em Mato Grosso. Ao final do projeto, as indústrias serão avaliadas e, se forem consideradas aptas, serão certificadas pelo Senai-MT”, destaca Fátima.

A adesão das empresas ao ‘Quali-MT deve ser feita por meio do site da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) www.fiemt.com.br  . Basta entrar no hotsite do programa ‘Indústria em Ação’ e, em seguida, ‘Projetos’ e ‘Quali-MT’.

INDÚSTRIA EM AÇÃO - A segunda edição do programa ‘Indústria em Ação’ visa intensificar as ações realizadas no ano passado, com o objetivo de elevar a competitividade e a produtividade das empresas mato-grossenses. A meta para 2008 é qualificar 16.418 trabalhadores, 8.240 empresários e atingir 1.835 empresas. Além disso, serão realizados 97 eventos técnicos e ofertados 177 serviços especializados em todo o Estado. Inicialmente, serão investidos R$ 7.824.818,38, advindos de recursos do Sistema Fiemt e do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

 O ‘Indústria em Ação 2008’ é composto por 14 projetos. A Fiemt será responsável pelo ‘Integração Empresarial’ e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) promoverá o Programa de Capacitação Empresarial (PCE). Já o Senai-MT, desenvolverá 12 projetos: Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Carne Mato-grossense, Tecnocouro, Quali-MT, Programa Gestão Industrial (PGI), Eventos Técnicos, Tecnologias para Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Indústria Sucro-alcooleira, Intensificação Profissional para as Indústrias de Transformação, Projeto Vida - Segurança e Saúde no Trabalho, Qualicer - Tecnologia e Qualificação da Indústria Cerâmica, Fortalecimento do Núcleo Gestor de Tecnologias da Madeira (NGTM), Quali-Service, e Qualificação para a Manutenção Industrial Mato-grossense. A adesão das empresas deverá ser feita por meio do site da Fiemt (www.fiemt.com.br).

 

Unecom - Sistema Fiemt

Home | Voltar



Nos acompanhe nas Redes Sociais

 

 

Sistema FIEMT / IEL - Instituto Euvaldo Lodi - Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá-MT - CEP: 78049-940 - Telefone: (65) 3611-1514 - FAX: (65) 3644-1757