Notícias


 

Empresas já podem aderir ao programa 'Indústria em Ação 2008'

14/04/08 às 11:44

 

Mais de 16 mil vagas de cursos profissionalizantes estão sendo ofertadas a partir de hoje (14.04), por meio do programa ‘Indústria em Ação 2008’, promovido pelo Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), em parceira com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). A segunda edição do ‘Indústria em Ação’ conta com uma novidade: além das indústrias, empresas de outros segmentos também poderão ser beneficiadas com as ações dos 14 projetos do programa.  

 

De acordo com o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo, as empresas têm que se manifestar para participar dos projetos. “A adesão das empresas é voluntária. No ano passado, 40% das indústrias demandaram os serviços depois das vagas já terem sido preenchidas. Portanto, quem chegar primeiro, conseguirá se inscrever nos serviços que deseja”, avisa ele. Os cursos de qualificação também serão ofertados para os trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho. Nesse caso, eles terão que se cadastrar no Sistema Nacional de Empregos (Sine).

 

A segunda edição do ‘Indústria em Ação’ visa intensificar as ações realizadas no ano passado, com o objetivo de elevar a competitividade e a produtividade das empresas mato-grossenses. A meta para 2008 é atingir 1.835 empresas. Inicialmente, serão investidos R$ 7.824.818,38, advindos de recursos do Sistema Fiemt e da Sicme. “Esses valores ainda terão um incremento em função da contrapartida das indústrias, já que os recursos do programa subsidiam de 60% a 80% do valor total do serviço. Já as empresas de outros segmentos terão subsídios de 30%”, explica o diretor do Senai-MT. A variação da contrapartida dependerá de informações, como a adimplência das empresas com a contribuição sindical e confederativa.

 

Durante o programa, além das vagas de qualificação profissional, também serão ofertados 177 serviços especializados e 97 eventos técnicos em todo o Estado. “No ano passado, o ‘Indústria em Ação’ qualificou mais de 5 mil pessoas. Com isso, mais de 800 empresas foram beneficiadas. Em 2008, vamos intensificar os trabalhos para obtermos um resultado ainda mais expressivo”, declara o presidente do Sistema Fiemt em exercício, Jandir Milan.

 

Para participar, as empresas devem acessar o site da Fiemt (www.fiemt.com.br) e aderir ao programa. Lá, estão disponíveis todas as ações dos projetos que serão desenvolvidos durante o ano. Os empresários poderão, inclusive, simular os custos que terão com os cursos, palestras ou outras atividades que deseja realizar na sua empresa.

 

PROJETOS – O ‘Indústria em Ação 2008’ é composto por 14 projetos. A Fiemt será responsável pelo ‘Integração Empresarial’ e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) promoverá o Programa de Capacitação Empresarial (PCE). Já o Senai-MT, desenvolverá 12 projetos: Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Carne Mato-grossense, Tecnocouro, Quali-MT, Programa Gestão Industrial (PGI), Eventos Técnicos, Tecnologias para Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Indústria Sucro-alcooleira, Intensificação Profissional para as Indústrias de Transformação, Projeto Vida - Segurança e Saúde no Trabalho, Qualicer - Tecnologia e Qualificação da Indústria Cerâmica, Fortalecimento do Núcleo Gestor de Tecnologias da Madeira (NGTM), Quali-Service, e Qualificação para a Manutenção Industrial Mato-grossense.

 

 

 

 

 

 

 

 

Unecom - Sistema Fiemt

Home | Voltar



Nos acompanhe nas Redes Sociais

 

 

Sistema FIEMT / IEL - Instituto Euvaldo Lodi - Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá-MT - CEP: 78049-940 - Telefone: (65) 3611-1514 - FAX: (65) 3644-1757