Notícias


 

Soros: 'Brasil é um dos mais preparados contra a crise'

10/04/08 às 09:47

 

O Brasil é uma das nações mais preparadas para enfrentar a crise de crédito mundial, na opinião do megainvestidor George Soros. “Com agricultura, minérios e crescimento doméstico, o Brasil é uma das economias mais bem posicionadas atualmente (para enfrentar a crise)”, disse Soros. “O Brasil é uma das economias mais prósperas do mundo”, afirmou, lembrando que ele próprio investe em produção de etanol no país.

Soros disse na quarta-feira (9) que as perdas com a crise de crédito serão superiores aos quase US$ 1 trilhão estimados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). “Ainda não vimos o fundo do poço dos preços imobiliários, então essa estimativa de US$ 1 trilhão deve aumentar.” Ele concedeu entrevista a jornalistas para lançar seu novo livro, "O novo paradigma dos mercados financeiros: a crise de crédito de 2008 e o que ela significa". O livro foi lançado em formato eletrônico pela Public Affairs e será publicado em papel em maio.

O lendário financista acredita que esta seja a pior crise desde a Depressão dos anos 30, e afirma tratar-se da explosão de duas bolhas - a bolha imobiliária e o que ele chama de superbolha de crédito. “A bolha de crédito vem se formando nos últimos 25 anos, e é resultado da expansão desenfreada do crédito e da idéia errônea de que os mercados se autocorrigem”, disse Soros. “A desregulamentação que começou nos governos Reagan e Thatcher levou a diversas crises que só foram contornadas por causa da intervenção do governo, e não por uma correção natural do mercado.”

Agência Estado

Home | Voltar



Nos acompanhe nas Redes Sociais

 

 

Sistema FIEMT / IEL - Instituto Euvaldo Lodi - Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá-MT - CEP: 78049-940 - Telefone: (65) 3611-1514 - FAX: (65) 3644-1757