Notícias


Gustavo de Oliveira assume a presidência do Sistema Fiemt

28/11/18 às 13:43

O industrial Gustavo de Oliveira foi empossado na manhã desta quarta-feira (28/11) como presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt). Ele lidera a diretoria eleita para conduzir a federação pelo quadriênio 2018-2022. A cerimônia ocorreu no auditório da instituição, em Cuiabá.

De acordo com o presidente, que atua há mais de 20 anos na indústria de mineração, a industrialização é o grande vetor para o desenvolvimento econômico. “Grandes países desenvolvidos produzem produtos com muito valor agregado. É o que queremos e pelo quê vamos trabalhar. Industrializar Mato Grosso ajudará o país a crescer, pois gera emprego, renda, aumenta a arrecadação e gera benefícios para toda a sociedade”, disse.

Para Oliveira, é preciso solucionar os problemas logísticos, reduzir custos tributários e promover reformas estruturais necessárias para atrair mais investimentos. “O modelo tributário brasileiro está exaurido. É necessário rever toda a matriz tributária, distribuir melhor a arrecadação e desonerar o setor produtivo. Acreditamos em diálogo com o governo na busca de soluções para o desenvolvimento. Já tivemos gargalos resolvidos pelos governos com apoio da federação. E vamos continuar trabalhando para solucionar muitos outros”.

O presidente destacou que o setor produtivo é primordial para retirar o Brasil da atual crise econômica. “É no setor privado que estão as respostas para o anseio da sociedade. É na indústria que estão os melhores postos de trabalho, os mais qualificados e, principalmente, o grande motor de desenvolvimento econômico mundial. Para isso que a federação existe, para defender o setor industrial. E, neste momento do Brasil, é o setor industrial que vai dar as respostas mais rápidas aos problemas”, afirmou Oliveira.

O Sistema Fiemt é composto pelas instituições Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), além da própria Fiemt, que há mais de 40 anos atua na defesa do fortalecimento do setor industrial no estado e representa 38 sindicatos empresariais da indústria.

“Temos muitos desafios para vencer até conquistar o ambiente de negócios ideal. E juntamente com apoio dos sindicatos e da Confederação Nacional da Indústria vamos superar as barreiras e construir condições para gerar riqueza. E, para que o país se desenvolva socioeconomicamente, o Sistema Indústria é imprescindível. Os desafios são muitos, mas estamos prontos”, finalizou. 

Gestão Milan

O ex-presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, que ficou à frente da instituição por dois mandatos (2012-2015/2015-2018), fez um balanço da sua gestão: “Estou entregando a federação em uma situação muito melhor do que a pegamos. Uma instituição que tem o corpo técnico focado em resultado e em redução de custos. A Federação, junto com Sesi, Senai e IEL, traz excelentes resultados para Mato Grosso. Tivemos um crescimento de 62% no associativismo nesse período, o que fortaleceu a nossa representatividade. E isso mostra a qualidade da gestão que tivemos, totalmente voltada ao fortalecimento da indústria mato-grossense”.

Somente em 2018, a gestão de Milan inaugurou seis unidades do Senai no estado. “Nos últimos seis anos foram realizadas mais de 660 mil matrículas e fomos reconhecidos como um dos melhores do Brasil. As pessoas que estudam na instituição aumentam o salário e tem emprego garantido no mercado. O Senai transforma vidas, não só qualifica pessoas”, ressaltou Milan.

Ao longo dos dois mandatos, o Serviço Social da Indústria (Sesi) realizou mais de 6 milhões de atendimentos. “É um resultado muito significativo da nossa gestão, pois representa mais saúde e segurança no trabalho, educação e lazer levados aos trabalhadores da indústria. Ou seja, mais qualidade de vida para os industriários e seus familiares”, avaliou Milan.

Outro marco da gestão foi o projeto social Multiação que, em cinco anos, realizou 404 mil atendimentos. “É um projeto que vai aonde o poder público não chega com serviços de saúde, educação, cultura e lazer. São 40 parceiros que se doam para salvar vidas e é um projeto que será mantido pela próxima gestão da Fiemt”, garantiu Milan.

No período, o IEL MT inseriu 12 mil jovens no mercado de trabalho por meio do programa de estágio. “Foram resultados maravilhosos que conquistamos à frente do Sistema Fiemt. Não temos dúvida que ainda existe muito a ser feito para tornar o setor industrial mais competitivo. Desejo sorte à nova gestão para que a indústria consiga, cada vez mais, ajudar a construir um Mato Grosso melhor”, finalizou Milan.

Confira a composição da nova diretoria: 

*Diretoria | Efetivos*

Presidente: Gustavo Pinto Coelho de Oliveira

*Vice-Presidentes:*

Rafael José Mason

João Carlos Baldasso

Silvio Cezar Pereira Rangel

Sergio Ricardo Silva Antunes

Carlos Avalone Junior

Claudio Cleber Ottaiano

Ailton Ferreira da Silva

Antonio Bornelli Filho

Wilmar José Franzner

Jaldes Langer

Edgar Teodoro Borges

Franck Rogieri de Souza Almeida

1º Diretor Secretário: Rodrigo Prosdócimo Pansera Guerra

2º Diretor Secretário: Elias Correa Pedrozo

3º Diretor Secretário: James Claudio Parreira Duarte

1º Diretor Financeiro: Jose Alexandre Schutze

2º Diretor Financeiro: Ulana Maria Bruehmüeller Borges

3º Diretor Financeiro: Antonio Silva Toledo Pizza

Diretores:

Geraldo Bento

Lidio Moreira dos Santos

Sigfrid Kirsch

Helmut Hollatz

Moacyr da Silva Barbosa Neto

Lazaro Modesto de Morais

Julio Cesar de Almeida Brás

Jose Eduardo Pinto

Cleverson Cabral

Claudio Henrique Maluf Vilela

 

 

Diretoria | Suplentes

Celso Paulo Banazeski

Moacir José Damiani

Wagner Gasbarro do Nascimento

Carlos Roberto Terramocha

Hélio Arlindo Correa

Heloizo Motta Ramos

Flavio Salino Moreira

Gleisson Omar Tagliari

Willian Pimenta Vinald

Mauro Cabral Moraes

Gilmar Francisco Milan

Lucas Corrente Luz

Claudinei Melo Freitas

Mirna Contini Fontana

Marcelo Brandão de Oliveira

Kassiano José Ried

Luiz Gonzaga Ferreira Pinto

Wellington Nunes dos Santos

David Ferreira de Carvalho

Fernando Ulisses Pagliari

Erminio Brendler

Ayres dos Santos Neto

Luiz Carlos Richter Fernandes

Leonardo Guimaraes Rodrigues

Julio Hirochi Yamamoto Filho

Anildo Lima Barros

Siderlei Luiz Mason

Tiago Teixeira Machado

Vagno Vieira Dutra

 

 

*Conselho Fiscal | Efetivos*

Ivo Fernandes Mendonça

Fausto Massao Koga

Jandir José Milan

 

 

*Conselho Fiscal | Suplentes*

Ronaldo Gomes Azambuja

Eustáquio Machado Miranda

Adilson Valera Ruiz

 

 

*Delegados Representantes Junto à CNI | Efetivos*

Gustavo Pinto Coelho de Oliveira

Jandir José Milan

 

 

*Delegados Representantes Junto à CNI | Suplentes*

Silvio Cezar Pereira Rangel

Alexandre Herculano Coelho de Souza Furlan

 

Assessoria de Comunicação - Sistema Fiemt

Home | Voltar



Nos acompanhe nas Redes Sociais

 

 

Sistema FIEMT / IEL - Instituto Euvaldo Lodi - Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá-MT - CEP: 78049-940 - Telefone: (65) 3611-1514 - FAX: (65) 3644-1757