Notícias


Consultoria realizada pelo IEL-MT ajuda micro e pequenas indústrias a inovar

15/12/17 às 16:16

Evolução de 115% no índice de maturidade em inovação. Esse é um dos resultados do projeto Inovação para Pequenos Negócios em Mato Grosso, que realizou consultoria ao longo de 2017 com micros e pequenas indústrias no estado. Em relação à maturidade de gestão, os números finais mostram que houve um salto 29,5% para 58,6%. 

No total, 20 indústrias das cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Primavera do Leste receberam 165 horas de consultorias em gestão empresarial e inovação. Dentre os segmentos atendidos no projeto, constam cinco empresas de metalmecância, quatro da construção civil, quatro de alimentos, três de reparação de veículo, duas de reciclagem, uma do segmento gráfico e uma do moveleiro. 
 
Todas as empresas desenvolveram algum item inovador, nove inovaram em produtos, quatro em marketing, cinco inovaram o método organizacional e outras duas no processo de fabricação ou entrega. O projeto é uma parceria nacional entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae. No estado, é desenvolvido pelo Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e Sebrae em Mato Grosso, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT). 
 
Para conhecer a maturidade em gestão e inovação, primeiramente, foi aplicado nas empresas o diagnóstico do Modelo de Excelência em Gestão (MEG). Posteriormente, na consultoria de gestão empresarial foram realizados com as empresas a elaboração e acompanhamento do plano de ação, além da aplicação de ferramentas em gestão de processos, qualidade, finanças, pessoas, ambiental, produção, marketing e vendas, com foco no aprimoramento do MEG. 
 
Já na consultoria em gestão da inovação, houve ação para elaborar e acompanhar o plano de ação e avaliação da propriedade Intelectual da Inovação com marcas, patentes e desenhos industriais. Foram aplicadas ferramentas de gestão da inovação, como brainstorm, SWOT, Canvas, Elevator Pitch, SCAMPER, Design Thinking, prototipagem, análise de riscos, seleção e elaboração de projetos de Inovação.  
 
As indústrias também participaram de seleção em editais de fomentos à inovação. Como resultado, uma das empresas conseguiu recurso de R$ 800.000,00 pelo edital Finep, e outra empresa está na 3ª fase do Edital SENAI de Inovação, com recurso de R$ 400.000,00 em aprovação. O projeto resultou, ainda, em um registro de patente, um registro de marca e três adesões ao programa Agentes Locais de Inovação (ALI/Sebrae). 
 
“Nossa empresa era embrionária quando começamos a consultoria, nos fez pensar melhor o plano de negócio e analisar os pontos fracos e forte que temos. Agora, estamos desenvolvendo um produto inovador para melhorar o escoamento da água nas cidades, evitando alagamentos”, afirmou o sócio-diretor da Inovação Construção Inteligente, Gabriel Guariento. Segundo ele, a previsão é que este produto esteja em todo estado nos próximos dois anos e em todo o mercado brasileiro em cinco anos. 
 
“Esse projeto de consultoria, realizado ao longo do ano, mostra que o IEL-MT está alinhado com a diretriz nacional, que é cada vez mais incentivar a inovação nas indústrias. E o resultado foi expressivo, principalmente por aprimorar a percepção de que é possível inovar na pequena empresa”, afirma o superintendente do IEL-MT, Mauro Santos.

Assessoria de Comunicação Fiemt

Home | Voltar



Nos acompanhe nas Redes Sociais

 

 

Sistema FIEMT / IEL - Instituto Euvaldo Lodi - Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá-MT - CEP: 78049-940 - Telefone: (65) 3611-1514 - FAX: (65) 3644-1757