Notícias


 

China retoma compra direta de frango brasileiro

04/12/08 às 08:24

 

A China autorizou a retomada das importações diretas de carne de frango 'in natura' do Brasil, informou nesta quarta-feira (3) o Ministério da Agricultura brasileiro. Até agora, a China realizava importações indiretas, por meio de Hong Kong.

Segundo o ministério, os chineses habilitaram 24 abatedouros localizados em oito Estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. De acordo com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, a retomada do comércio é significativa para o país, devido à capacidade de consumo do mercado chinês, informou o comunicado.

Acordo

O restabelecimento do comércio é imediato, validado pelas duas partes. De acordo com a assessoria do ministério, até o ano passado apenas duas plantas brasileiras exportavam diretamente para a China, mas uma desistiu do negócio e outra foi suspensa por irregularidades. O Brasil está também concluindo as negociações para o comércio de carne suína com a China, principal comprador de produtos agropecuários brasileiros.

Negociações

As negociações ocorreram nesta semana em Pequim, entre o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, e o vice-ministro de Administração, Quarentena, Supervisão e Inspeção da República Popular da China, Wei Chuanzhong.

"As autoridades chinesas se comprometeram em agilizar a análise das informações obtidas em outubro, durante a vinda de missão daquele país, para avaliar o serviço brasileiro de inspeção de suínos", disse Kroetz sobre a comercialização de carne suína.

Reuters

Home | Voltar



Nos acompanhe nas Redes Sociais

 

 

Sistema FIEMT / IEL - Instituto Euvaldo Lodi - Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá-MT - CEP: 78049-940 - Telefone: (65) 3611-1514 - FAX: (65) 3644-1757