Notícias


Dia do Estagiário: vivência faz a diferença e abre portas para o mercado de trabalho

18/08/17 às 14:48

 Nesta sexta-feira, 18 de agosto, é Dia do Estagiário. Ao aliar aprendizado e trabalho, o estágio é uma grande oportunidade de desenvolvimento e, para muitos jovens, a porta de entrada no mercado de trabalho. Um exemplo é a Mariana Caldas, de 21 anos, estagiária na área de planejamento e orçamento no setor de engenharia em uma construtora em Cuiabá. Há seis meses na empresa, ela afirma que a experiência de trabalhar diretamente com engenheiros das obras contribui significativamente com a construção profissional dela porque oportuniza vivências que a faculdade de engenharia civil, apenas, não possibilita.

“A experiência transformou totalmente a minha visão em relação a carreira e todas as possibilidades que eu tenho para seguir daqui em diante. A cada dia são novos desafios e eu sou chamada a assumir responsabilidades e demandas. Isso tem contribuído muito com o meu crescimento, enquanto pessoa também, desenvolvendo todas as minhas habilidades. Acredito que o estágio é imprescindível para aquela pessoa que quer se destacar no mercado de trabalho, quer chegar ao fim do curso com uma experiência a mais, com uma visão diferente. Tem sido algo muito enriquecedor”, afirma.   

Para o superintendente do Instituto Evaldo Lodi (IEL-MT), Mauro Santos, consolidar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, praticar a profissão e ter contato com profissionais, o que permite ampliar o networking, são algumas das vantagens de estagiar. “O mercado de trabalho é muito concorrido. Quem estiver mais bem preparado e com diferenciais no currículo irá se destacar. E o estudante que se dedicar, for proativo e interessado em crescer e contribuir com o bom desenvolvimento da empresa pode, inclusive, ser efetivado ao término do curso. Sair da faculdade empregado é um sonho de todos e a realidade para quem aproveita essa oportunidade”, ressalta Santos.

Foi o que aconteceu com a engenheira agrônoma Jéssica Cristina Marques. Ex-estagiária pelo IEL-MT na Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) em 2015, foi contratada em maio de 2016, após se formar, como assistente de projetos.  E a ascendência profissional não parou aí, apenas sete meses após a contratação ela foi promovida e hoje ocupa o cargo de analista de projetos.

“Acredito que o estágio, principalmente nos anos finais do curso, é de extrema importância para o estudante ter uma noção real de como é o mercado de trabalho. Poder vivenciar a profissão, conversar com o produtor rural e também com as empresas nos traz muita aprendizagem da profissão”, destaca Jéssica.

Vagas de estágio

Estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos profissionalizantes, ensino médio e superior podem ser estagiários do IEL-MT, que atua há 39 anos no Estado e realiza a intermediação entre estudante e empresas. Interessados nas vagas devem se cadastrar pelo site www.ielmt.com.br ou procurar o atendimento presencial no Polo de Estágio, dentro do Senai-Cuiabá, localizado na Avenida XV de Novembro, 303,  Porto.  “Os estudantes precisam estar atentos às vagas que atualizamos diariamente no site para se candidatarem ao que for de interesse. E as empresas interessadas em contratar estagiários também podem nos procurar, afinal o estágio é benéfico para todos”, finaliza o superintendente. Outras informações pelo telefone (65) 3611-1522/1549.

Assessoria de Comunicação - Sistema Fiemt

Home | Voltar



Nos acompanhe nas Redes Sociais

 

 

Sistema FIEMT / IEL - Instituto Euvaldo Lodi - Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá-MT - CEP: 78049-940 - Telefone: (65) 3611-1514 - FAX: (65) 3644-1757