Notícias


 

Presidente da CNI avalia escolha de Obama para presidência dos EUA

05/11/08 às 17:03

 

O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro Neto, disse hoje, no Palácio do Planalto, depois da solenidade de assinatura de decretos que alteram os regimentos das entidades do Sistema S, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI), que a escolha do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, do partido Democrata, é um grande passo para acalmar a crise mundial. “É muito importante essa nova liderança nos EUA para restaurar a confiança dos agentes econômicos e da população em geral”.

Segundo ele, os democratas têm tradição de adotar políticas mais protecionistas, mas é importante que o Brasil defina sua própria agenda e valorize a relação com os EUA. “Tenho certeza que o novo presidente americano compreenderá a importância das relações bilaterais e o papel do Brasil como grande potência emergente, sobretudo na ordem econômica internacional”.

Ainda sobre a crise, ele avalia que sua gravidade seja indiscutível em todo o mundo, mas que o período de maior intensidade está chegando ao fim. “Vamos caminhar para um momento da crise diferente, não tão agudo. O que temos que ter em mente agora é que a economia crescerá em um ritmo muito mais lento”, afirma.

Monteiro Neto acredita que o Brasil sairá fortalecido da crise devido à sua privilegiada situação econômica, mas ressalta a importância de reestruturação na agenda do país, abandonada nos últimos anos. “Temos que priorizar a agenda de mudanças, com a Reforma Tributária e melhoria do ambiente de negócios. É prudente que o governo, neste momento, promova cortes no orçamento, mas que sejam feitos nos chamados gastos correntes. Os investimentos públicos devem ser preservados”, concluiu.

CNI

Home | Voltar



Nos acompanhe nas Redes Sociais

 

 

Sistema FIEMT / IEL - Instituto Euvaldo Lodi - Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá-MT - CEP: 78049-940 - Telefone: (65) 3611-1514 - FAX: (65) 3644-1757