Notícias


 

Empresariado quer, pelo menos, 50% a mais de prazo para pagar tributos

04/11/08 às 13:41

 

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), principal representante do empresariado nacional, avaliou que seria necessária uma dilatação de, pelo menos, 50% no prazo do pagamento dos tributos para que ele fosse adequado ao tempo de recebimento dos valores por seus clientes, disse nesta terça-feira (4) o chefe da Unidade de Política Econômica da entidade, Flávio Castelo Branco.

Castelo Branco informou que estava se referindo a alguns tributos específicos, como o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), o PIS e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), todos eles federais. Além disso, também pede mais prazo para recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estadual.

Estes tributos são pagos mensalmente, mas o empresariado, segundo Castelo Branco, deseja que os pagamentos passem a ser feitos de 45 em 45 dias, ou de 50 em 50 dias. No caso do Imposto de Renda e da CSLL, ambos tributos que incidem sobre o lucro das empresas, a cobrança já é feita de três em três meses.

"Queremos adequar o prazo de recolhimento dos tributos com o prazo de recebimento do pagamento por nossos produtos, que demora, em média, 50 dias. Deste modo, os empresários recolhem impostos antes de receberem seu pagamento. Com isso, utilizam seu capital de giro. Essa extensão do prazo de recolhimento dos impostos traria desafogo de capital de giro para as empresas", diz o economista Flávio Castelo Branco.

No caso dos tributos federais (IPI, PIS e Cofins), a CNI lembra que já foi feito um pedido formal de aumento do prazo ao ministro da Fazenda, Guido Mantega - que informou estar analisando a questão. Para o ICMS estadual, porém, a negociação teria de ser feita estado a estado. "Com o ICMS é diferente", afirmou o economista da CNI.

G1

Home | Voltar



Nos acompanhe nas Redes Sociais

 

 

Sistema FIEMT / IEL - Instituto Euvaldo Lodi - Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá-MT - CEP: 78049-940 - Telefone: (65) 3611-1514 - FAX: (65) 3644-1757