Notícias


 

Saúde e Segurança do Trabalho são temas de evento técnico

03/11/08 às 17:08

 

Estatísticas comprovam que, todos os anos, um grande número de trabalhadores brasileiros sofre com acidentes no ambiente de trabalho, ocorridos, em grande parte, pela falta de conhecimento e prevenção. Em função disso, temas como saúde e segurança do trabalho são frequentemente discutidos por órgãos públicos e setor privado. Com o objetivo de disseminar informações sobre o assunto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) promove o evento técnico ‘Saúde e Segurança do Trabalho – Responsabilidade de todos’, nos dias 5 e 6 de novembro, a partir das 19h30, na Escola Senai da Construção, em Cuiabá.

“O evento contará com palestras, ministradas por profissionais da área, com a finalidade de repassar informações úteis sobre saúde e segurança no trabalho aos empresários e trabalhadores da indústria”, garante a coordenadora da unidade de Desenvolvimento Tecnológico do Senai-MT, Fátima Matias. A ação faz parte do programa Indústria em Ação, promovido pelo Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), em parceria com o governo do Estado e o Sindicato das Indústrias das Indústrias da Construção de Mato Grosso (Sinduscon-MT).

Às 19h30 ocorrerá a primeira palestra ‘Saúde e segurança do trabalhador dentro do canteiro de obras’, com o representante do Sindicato dos Técnicos de Saúde e Segurança do Trabalho (Sinetes-MT), Rubens Gonçalves da Silva. Às 20h10, será apresentada a palestra com o tema ‘A atuação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE-MT’, pelo auditor fiscal do Trabalho, Eduardo de Souza Maria. Em seguida, às 20h40, o representante do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Edson de Lima Ferreira, abordará o tema ‘A política da saúde e segurança do trabalhador no Estado de MT’.

Já no dia 6 de novembro, às 19h30, será apresentado um case de sucesso da empresa Rede Cemat, pelo coordenador do Sest da empresa, Heitor Ragalci Galdino. Às 20h10, o tema ’Saúde do Trabalhador e a Política Previdenciária’, será abordado pela representante do Instituto Nacional de Seguridade (INSS), Leila Primo. “O gerenciamento dos riscos associados ao trabalho é fundamental para a prevenção de acidentes. Isso requer pesquisas, métodos e técnicas específicas, monitoramento e controle. Os conceitos básicos de segurança e saúde devem estar incorporados em todas as etapas do processo produtivo, do projeto à operação”, ressalta o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo.

Para participar, os interessados devem levar 1 kg de alimento não perecível. A Escola Senai da Construção está localizada na rua A, 596 – Distrito Industrial de Cuiabá. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3611-9500.

Unecom - Sistema FIEMT

Home | Voltar



Nos acompanhe nas Redes Sociais

 

 

Sistema FIEMT / IEL - Instituto Euvaldo Lodi - Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá-MT - CEP: 78049-940 - Telefone: (65) 3611-1514 - FAX: (65) 3644-1757