Institucional

Histórico

O INDUSTRIÁRIO EUVALDO LODI

À frente da Confederação Nacional das Indústrias – CNI, até seu falecimento em 1956, Euvaldo Lodi, industrial e político, desejava que a indústria se aproximasse dos centros de conhecimento, entendendo que ensino e pesquisa permeariam um modelo de negócios voltado para a inovação das indústrias brasileiras. Assim, em 1969, em homenagem a Euvaldo Lodi, é criado um instituto que levaria o seu nome e que se firmaria como a ponte entre indústria, universidades e centros de pesquisa.
Em quase quarenta anos de atuação e constituído no Sistema Federação das Indústrias de todos os estados brasileiros, o Instituto Euvaldo Lodi atua em rede, com planos estratégicos adaptados às peculiaridades de cada região e estados, sem perder sua essência maior, que é a de desenvolver e tornar competitiva a atividade industrial em todo o Brasil, através da capacitação executiva, inovação e promoção da cultura empresarial empreendedora.

Criação


O Instituto Euvaldo Lodi - Núcleo Regional de Mato Grosso - IEL-NR/MT, foi criado em 28 de setembro de 1978, com uma missão de desenvolver uma política regional de fortalecimento da interação da indústria com as instituições de ensino. Em Mato Grosso há mais de 20 anos, o IEL-NR/MT vem servindo a comunidade empresarial do Estado, como parte do Sistema FIEMT – Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso.

Articulando-se a FIEMT, SENAI, SESI e instituições de ensino e pesquisa, o IEL-NR/MT mantém relações culturais e de intercâmbio, bem como a cooperação técnica com entidades nacionais, buscando sempre, contribuir para acelerar o desenvolvimento do setor produtivo.

Crescimento

Durante vários anos, o IEL-NR/MT dedicou-se tão somente aos projetos de interação de Escola-Empresa, seguindo diretrizes do Núcleo Central. No entanto, as instituições de ensino e as empresas locais não estavam de fato preparadas para um maior entrosamento. Assim, o IEL-NR/MT dedicou-se a promover a integração das instituições de ensino e das empresas criando conselhos temáticos e paritários, oficinas de produção e entre outras atividades de interação.

No decorrer do tempo e devido das necessidades do mercado regional, o IEL-NR/MT fortaleceu seu potencial gerador de informação e conhecimento, passando a atuar também com estudos e pesquisas setoriais. A partir de 1995, o IEL-NR/MT assumiu de fato sua orientação para o mercado.

Seus clientes passaram a ser mais heterogêneos e seus produtos e interação indústria/universidade mais focalizados nas áreas de: estágio, pesquisas de mercado, cursos e capacitação.
A necessidade de auto-sustentação e maior agressividade de atuação no mercado regional marcaram a dinâmica do IEL-NR/MT nestes últimos anos. A interação indústria/universidade passou a ter o apoio profissional de seus técnicos, engajados no melhor servir ao cliente. Além da intermediação de estágios, passou a atuar, também, nas atividades de Estudos e Pesquisas e Capacitação Empresarial, com apoio e parceria de órgãos e instituições de ensino regionais e nacionais.

Isto exigiu do IEL-NR/MT um grande esforço em prol de mais receita para novos investimentos em pessoal, capacitação e tecnologia. Assim o crescimento do IEL-NR/MT se dá através da real prestação de serviços aos seus clientes e da constante preocupação com a qualidade percebida.

Home | Voltar


Nos acompanhe nas Redes Sociais

Sistema FIEMT / IEL - Instituto Euvaldo Lodi - Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá-MT - CEP: 78049-940 - Telefone: (65) 3611-1514 - FAX: (65) 3644-1757